quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Orientação

"Este material é para a simples divulgação e produção científica dos estudantes da disciplina Informática Aplicada à Saúde, dos cursos de Enfermagem e Medicina das Faculdades Nova Esperança, sob a responsabilidade do Professor Jordane Reis de Meneses".

Minha primeira pesquisa no decs

DeCS


Descritor Inglês:

Yellow Fever
Descritor Espanhol:

Fiebre Amarilla
Descritor Português:

Febre Amarela
Categoria:

C02.081.980C02.782.350.250.980SP4.001.012.183.294
Definição Português:

Uma doença infecciosa aguda primariamente dos trópicos, causada por um vírus e transmitida ao homem por mosquitos do gênero Aedes e Haemagogus.
Nota de Indexação Português:

causado por um flavivirus

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Aids

A aids é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV.
Não é congênita como no caso de outras imunodeficiências. A aids não é causada espontaneamente, mas por um fator externo (a infecção pelo HIV).
O HIV destrói os linfócitos - células responsáveis pela defesa do nosso organismo -, tornando a pessoa vulnerável a outras infecções e doenças oportunistas, chamadas assim por surgirem nos momentos em que o sistema imunológico do indivíduo está enfraquecido.
Há alguns anos, receber o diagnóstico de aids era quase uma sentença de morte. Atualmente, porém, a aids já pode ser considerada uma doença crônica. Isto significa que uma pessoa infectada pelo HIV pode viver com o vírus, por um longo período, sem apresentar nenhum sintoma ou sinal. Isso tem sido possível graças aos avanços tecnológicos e às pesquisas, que propiciam o desenvolvimento de medicamentos cada vez mais eficazes. Deve-se, também, à experiência obtida ao longo dos anos por profissionais de saúde. Todos estes fatores possibilitam aos portadores do vírus ter uma sobrevida cada vez maior e de melhor qualidade.